segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Interessante...

Oie Turminha roxo e branco!

Bom, estamos criando agora um novo post: o "Você sabia?!". Neste post iremos mostrar curiosidades gerais sobre a Ordem. E para que fique ainda melhor, quem quiser enviar sugestões pra gente serão muito bem-vindas :D Não esqueçam que o sucesso do blog depende de todas nós... e também as irmãs, Tias e Tios de outros Bethéis, sintam-se a vontade para opinar e enviar sugestões pra gente.


Você Sabia?!

* Que a Ordem das Filhas de Jó Internacional não é uma religião. Para ser Filha de Jó não é necessário ser de uma religião específica, bastando acreditar em Deus (Ser Superior) e nas sagradas escrituras. Todas as religiões são respeitadas e convivem de forma harmônica.

* Uma Ordem Internacional. A Ordem está presente no Canadá, Austrália, Estados Unidos, Filipinas, Guianas e Brasil.

*Bethel é o local de nossas reuniões e significa "lugar sagrado". Porém, qual a origem da palavra "Bethel"? No Livro do Génesis cap 28, 10-19; Jacob saiu de Bersabé e tomou o caminho de Harran. Chegou a um determinado sítio e resolveu ali passar a noite, pois o sol já se tinha posto. Serviu-se de uma das pedras do lugar como travesseiro e deitou-se. Teve um sonho: viu uma escada apoiada na terra, cuja extremidade tocava o céu; e ao longo desta escada subiam e desciam anjos de Deus. Despertando do sono, Jacob exclamou: O Senhor está realmente neste lugar e eu não o sabia! Aqui é a casa de Deus, aqui é a porta do céu. Chamou a este sítio Betel, quando, originariamente, a cidade se chamava Luz. "Betel", chamou Jacob àquele lugar. "Beth-El", a "Casa de Deus".


*Sobre o Conselho Guardião: O Conselho Guardião é composto de Tios maçons, suas esposas, mães e pais de Filhas de Jó, e Membros de Maioridade da Ordem. Sua função é auxiliar nos trabalhos e direcioná-los, junto às meninas, rumo ao melhor caminho.Tem o dever de apoiar os membros e participar de todos os eventos e trabalhos ligados à área administrativa, constitucional e ritualística do Bethel, sem interferir nos mesmos.

*Membros do Bethel: O Bethel é composto por 19 membros oficiais, e as demais não oficiais. São estes: Honorável Rainha, 1ª Princesa 2ª Princesa, Guia, Dirigente de Cerimônias, Capelã, Secretária, Tesoureira, Musicista, Bibliotecária, 1ª Zeladora, 2ª Zeladora, Guarda-interna, Guarda-externa, 1ª Mensageira, 2ª Mensageira, 3ª Mensageira, 4ª Mensageira, 5ª Mensageira e Coral. Lembrando que a Porta-Bandeira não é um cargo oficial.


*Que o primeiro Bethel Brasileiro está instalado na cidade do Rio de Janeiro.


*Em nosso país, a Ordem está desde 1990, trazida pela Tio Alberto Mansur.

* Finalidade da Ordem:
formação do caráter moral, intelectual e espiritual das jovens. Trabalhando com a oratória em público, respeito aos pais, mães e guardiões, fraternidade, amor à pátria, além da realização de trabalhos filantrópicos.

*O que é o Membro de Maioridade?
Uma filha de jó deve torna-se um Membro de Maioridade ao completar vinte anos, ou casar-se antes desta idade. Ela deve receber imediatamente grátis um certificado de Associação de Maioridade. O Membro de Maioridade é tão importante como um membro ativo de um Bethel, pois com a sua experiência adquirida poderá auxiliar as filhas do seu Bethel, aprender mais com elas, trabalhar como oficial instaladora na Posse e além de tudo participar do Conselho Guardião juntamente com as Tias.

*Requisitos para ser uma Filha de Jó:
deve ter idade entre 10 e 20 anos incompletos; ter parentesco maçônico por sangue, casamento ou lei; ter parentesco com um Membro das Filhas de Jó ou um Membro de Maioridade e ter disponibilidade para freqüentar às reuniões, bem como os trabalhos desenvolvidos pelo Bethel.


Deixem recadinhos sobre o "Você Sabia?!". Aproveitem para complementar, corrigir ou sugerir mais curiosidades, ok?! :)



Um comentário:

Unknown disse...

adoreeei o novo quadro " vc sabia", é muito interessante e importante uma filha de jó saber de tudo isso...

Beeijos a todos!
Que o Pai Celestial nos ilumine sempre! ;***